Organização

A Iniciativa UFV em Saúde Única, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV), em Ciência da Nutrição (PPGCN) e em Fitopatologia (PPGFP), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa, da FAPEMIG e CAPES, convida os interessados a participarem do evento One Health, One World – Sindemia global, que será realizado entre os dias 21, 22 e 23 de setembro de 2022, na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.

O evento é proposto com a finalidade de dar continuidade nas atividades da Iniciativa UFV em Saúde Única, um amplo projeto de colaboração institucional, em parceria com a University of Washington e Washington State University, criado em 2012.

Uma vez que a temática da sindemia global é nova, este evento é uma oportunidade para avançar nos estudos em One Health, permitindo que a Iniciativa UFV em Saúde Única avance no estado da arte de suas ciências, expanda seu grupo e estabeleça novas parcerias. O evento também permitirá que o debate sobre a Sindemia Global ganhe força e impulsione a agenda nacional.

Sabendo-se da interdisciplinaridade do tema, o evento é destinado a profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação e pesquisadores das áreas da saúde, economia, engenharias, arquitetura e urbanismo, tecnologia de alimentos, climatologistas e outros de todo o Brasil e que atuem dentro da temática.

Contamos com sua participação!

Comissão organizadora geral

Dr. Luís Augusto Nero é médico veterinário formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Ciência Animal pela mesma instituição e Doutor em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou treinamento na Washington State University, como Professor Visitante Sênior. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Departamento de Veterinária, e pesquisador na área de microbiologia de alimentos de origem animal. Tem experiência na área de Ciência de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, atuando em duas linhas de pesquisa: Bactérias Ácido Láticas (atividade antimicrobiana, produção e caracterização de bacteriocinas, potencial tecnológico e probiótico, virulência) e Patógenos de Origem Alimentar (ocorrência e prevalência em cadeias produtivas, pontos-chave para contaminação, aspectos patogênicos, prevenção e controle de contaminação).

Dra. Josefina Bressan é nutricionista formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Microbiologia Agrícola pela mesma instituição e Doutora em Fisiología y Nutrición pela Universidad de Navarra. Fez um pós-doutorado na Louisiana State University e outro na Universidad de Navarra. Atualmente é Professora Titular da UFV, onde é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição. Também é coordenadora da área de Nutrição da CAPES, além de membro assessor e pesquisadora nível 1 do CNPq. Atua na área de Nutrição, com ênfase em Dietética e Bioquímica da Nutrição.

Dra. Hércia Stampini Duarte Martino é nutricionista formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma instituição. Possui Doutorado-Sanduiche em “Food Science and Nutrition” na Purdue University e Pós-doutorado em Fitoquímicos, Bioquímica e Biologia Celular “Nutrition and Food Science” na Texas A&M University. Realizou treinamento na área de biodisponibilidade de micronutrientes e saúde intestinal no Centro de Agricultura e Saúde Robert W. Holley, da Cornell University, como Professor visitante Sênior. Atualmente é professora titular da UFV, onde atua nas áreas de bioquímica da nutrição, dietética, compostos bioativos na saúde humana, biodisponibilidade de minerais, microbiota intestinal, qualidade de proteínas, caracterização nutricional e sensorial de matrizes alimentares e desenvolvimento de novos produtos.

Dr. Eduardo Seiti Gomide Mizubuti é agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Fitopatologia pela mesma instituição e Ph.D. em Fitopatologia pela Cornell University. Possui pós-doutorado na área de Genética Evolutiva no Instituto Cavanilles de Biologia Evolutiva y Biodiversidad da Universidad de Valencia. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Fitopatologia da UFV, membro do Comitê Assessor de Agronomia do CNPq e membro do Conselho Curador da FAPEMIG. Desenvolve pesquisas na área de biologia de populações de fitopatógenos incluindo os aspectos genético-evolutivos de populações, epidemiologia molecular e aplicações destas áreas no manejo integrado de doenças.

Comissão científica

Rafael Moreira Claro é Professor Associado do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Nutrição em Saúde Pública pela mesma instituição. Pós-doutorado no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP). Atua também como pesquisador científico do NUPENS/USP e como consultor técnico do Ministério da Saúde do Brasil. Tem experiência nas áreas de Nutrição em Saúde Pública e Vigilância e Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção à Saúde. Coordenador da Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (UFMG).

Suzi Barletto Cavalli é nutricionista, Mestre em Extensão Rural (UFSM) e Doutora em Alimentos e Nutrição (UNICAMP). Tem Pós-Doutorado em Nutrição (Universidade de Buenos Aires – UBA, Argentina). Professora do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os temas de pesquisa são relacionados ao sistema alimentar: produção e consumo de alimentos. Alimentação e qualidade: seguros, saudáveis e sustentáveis. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, 2011 a 2015. Coordena o Observatório de Estudos em Alimentação Saudável e Sustentável (ObASS).

Manoela Alves Justo é gestora de portfólio do programa Sistemas alimentares do Instituto Ibirapitanga. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra, em Portugal, e curso de extensão em Projetos e estratégias de captação de recursos na Universidade Cândido Mendes (UCAM), no Rio de Janeiro. Atua há 14 anos com organizações da sociedade civil na elaboração, execução e gestão de projetos sociais, educativos e culturais. Foi coordenadora institucional do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS). Possui experiência em fortalecimento institucional, inovação nas práticas da democracia e do desenvolvimento socioeconômico, projetos de comunicação, educação popular, formação e incidência política, com foco na redução das desigualdades sociais de raça e de gênero.

José Leôncio de Almeida Silva é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP); Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período de doutorado Sanduíche na School of Chemical Engineering da University of New South Wales (UNSW) em Sydney na Austrália. Atualmente realiza estagio de Pós Doutorado na Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA) na Área de Engenharia Agrícola. Tem experiência na área de engenharia agrícola, com ênfase em engenharia de água e solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Conservação de Solo e Água, Geoprocessamento, Salinização de áreas irrigadas e Tolerância das culturas à salinidade.

Andrea dos Santos Coelho é Doutora e Mestre em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/EMBRAPA); Graduada em Geografia (Licenciatura/ Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará. Atuou como Coordenadora do núcleo de cenários, Coordenadora técnica e Diretora de estudos e pesquisas ambientais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP); Diretora de estudos e pesquisas ambientais, na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA); Especialista em processamento, com atuação no Centro Regional da Amazônia/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Diretora de fiscalização ambiental (DIFISC), Coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM), Diretora de Bioeconomia, mudanças climáticas e serviços ambientais (DIMUC), na Secretaria de estado de meio ambiente e sustentabilidade do Pará (SEMAS), onde atualmente é assessora técnica. Professora efetiva AD-4 na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC). Tem experiência na área interdisciplinar; Geotecnologias; Ordenamento do território; Ciências Ambientais; Dinâmica do uso da terra e Desmatamento na Amazônia.

Marcos Heil Costa é engenheiro com vasta experiência em clima, uso da terra, ciclo do carbono, água e agricultura no Brasil Central e Amazônia. Sua pesquisa foca no uso de vários tipos de modelos ambientais, sensoriamento remoto e dados de campo para estudar as relações entre mudanças climáticas, mudança de uso da terra e o clima, recursos hídricos, agricultura e ecossistemas naturais. É professor titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e bolsista 1B do CNPq. Foi professor visitante na Universidade de Wisconsin-Madison e Coordenador-Geral sobre Mudanças do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente é membro do Grupo de Trabalho I (WG1) do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), do Science Panel for the Amazon coordenado pelo United Nations Sustainable Development Solutions Network, e membro do Comitê Assessor em Ciências Ambientais do CNPq. Recebeu a Comenda “Antônio Secundino de São José” em 2018, outorgado pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha de ouro P. H. Rolfs de mérito em pesquisa outorgado pela Universidade Federal de Viçosa em 2015 e o Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa, outorgado pela Fundação Arthur Bernardes em 2014. Possui um Ph.D. em Climatologia pela Universidade de Wisconsin-Madison, MS em Meteorologia Agrícola e Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa.

Ana Luiza Gomes Domingos é Nutricionista (UFOP), Mestre em Saúde e Nutrição (UFOP) e Doutora em Ciência da Nutrição (UFV) com período sanduíche na Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha). Realizou Pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa e na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atua em pesquisas na área de epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis e saúde urbana.

Anne Dorothee Slovic é especialista em saúde global com mais de 15 anos de experiência em questões socioeconômicas, ambientais, qualidade do ar, justiça ambiental e estudos de casos. Projetos de pesquisa incluem políticas públicas de poluição do ar e transportes, mudanças climáticas, parques urbanos e saúde urbana em cidades latino-americanas. Formada em relações internacionais pela Drexel University, Estados Unidos possui mestrado em Políticas Públicas com foco em desenvolvimento econômico pela Columbia University, Estados Unidos e doutorado em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Atualmente é professora contratada no departamento de saúde ambiental da FSP/USP, pesquisadora no projeto de pesquisa internacional de Saúde Urbana na America Latina (Salurbal) e atua como consultora para a Vital Strategies. É Vice Presidente da diretoria da AACriança, organização que atua com crianças e adolescentes em situação de risco no centro de São Paulo.

Taciano Oliveira da Silva é professor associado da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCE, Departamento de Engenharia Civil – DEC. Áreas de interesse: Engenharia Civil – Geotécnica (Mecânica dos Solos e Pavimentos) e Infraestrutura de Transportes (Rodovias e Ferrovias: Projetos e Construção) e Engenharia de Transportes – Operações de Transportes (Engenharia de Tráfego, Capacidade de Vias de Transporte e Operação de Sistemas de Transportes).

Apoio:

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados