Palestrantes

Ana Luiza Gomes Domingos

Nutricionista (UFOP), Mestre em Saúde e Nutrição (UFOP) e Doutora em Ciência da Nutrição (UFV) com período sanduíche na Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha). Realizou Pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa e na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atua em pesquisas na área de epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis e saúde urbana.

Andrea dos Santos Coelho

Doutora e Mestre em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/EMBRAPA); Graduada em Geografia (Licenciatura/ Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará. Atuou como Coordenadora do núcleo de cenários, Coordenadora técnica e Diretora de estudos e pesquisas ambientais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará – IDESP; Diretora de estudos e pesquisas ambientais, na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA); Especialista em processamento, com atuação no Centro Regional da Amazônia/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Diretora de fiscalização ambiental (DIFISC), Coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM), Diretora de Bioeconomia, mudanças climáticas e serviços ambientais (DIMUC), na Secretaria de estado de meio ambiente e sustentabilidade do Pará (SEMAS), onde atualmente é assessora técnica. Professora EFETIVA AD-4 na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC). Tem experiência na área interdisciplinar; Geotecnologias; Ordenamento do território; Ciências Ambientais; Dinâmica do uso da terra e Desmatamento na Amazônia.

Anne Dorothee Slovic

Especialista em saúde global com mais de 15 anos de experiência em questões socioeconômicas, ambientais, qualidade do ar, justiça ambiental e estudos de casos. Projetos de pesquisa incluem políticas públicas de poluição do ar e transportes, mudanças climáticas, parques urbanos e saúde urbana em cidades latino-americanas. Formada em relações internacionais pela Drexel University, Estados Unidos possui mestrado em Políticas Públicas com foco em desenvolvimento econômico pela Columbia University, Estados Unidos e doutorado em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Atualmente é professora contratada no departamento de saúde ambiental da FSP/USP, pesquisadora no projeto de pesquisa internacional de Saúde Urbana na America Latina (Salurbal) e atua como consultora para a Vital Strategies. É Vice Presidente da diretoria da AACriança, organização que atua com crianças e adolescentes em situação de risco no centro de São Paulo.

Camille Lanzarotti Nolasco

Doutora em Ciência do Sistema Terrestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação dos Recursos Naturais, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Pesquisadora colaboradora na Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade (DIIAV/INPE) dedica-se a pesquisas envolvendo os temas: mudanças climáticas e sua relação com sistemas agroalimentares, segurança alimentar e nutricional, soberania alimentar, agricultura urbana, pegada ecológica do nitrogênio, sistemas agroalimentares e os objetivos de desenvolvimento sustentável, coprodução de conhecimento em segurança alimentar e nutricional, processos institucionais de implementação da política nacional de segurança alimentar e nutricional; desenvolvimento agrícola sustentável, mudanças de uso e cobertura da terra associados a agricultura e alimentação; e segurança do nexo alimento-água-energia frente aos riscos socioambientais emergentes. É conselheira na Comissão Regional e Nutricional de Segurança Alimentar – CRSANS São Jose dos Campos/ Consea-SP. Participa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), da rede N-Print e da iniciativa International Nitrogen Management System (INMS) em parceria com a UNEP.

Christina Pettan-Brewer

Médica veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, Especialista e Mestre em patologia comparada e Medicina Zoológica/Vida Selvagem, pela Universidade da Califórnia, Davis e no Zoológico de Los Angeles. O foco anterior da pesquisa da Dra. Pettan-Brewer era a genética médica e a biologia básica do envelhecimento e doenças relacionadas à idade, particularmente a longevidade e o câncer. Ela concentrou seus estudos em danos ao DNA e estresse oxidativo, instabilidade genética em diferentes polimorfismos e a investigação do reparo do DNA e mecanismos antioxidantes durante a progressão neoplásica, mostrando que uma única mutação de nucleotídeo no gene de reparo do DNA sensível ao oxidante, XRCC1, suprimiu a progressão do tumor, uma grande descoberta para aplicação à pesquisa translacional. Sua pesquisa em medicina zoológica e da vida selvagem fornece inspiração e direção contínuas para a interface da medicina humana e animal e da vida selvagem como reservatórios de doenças infecciosas negligenciadas e emergentes. Recebeu o prêmio One Health Fulbright Scholar Award 2014-2015 e é a fundadora e representante da One Health Brazil Latin America. Além disso, ela colabora com parcerias de pesquisa de microbioma e resistência antimicrobiana com a University of Washington e a América Latina.

Daniela Antunes Lessa

Professora Adjunto A do Departamento de Engenharia Civil (DECIV) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na área de Engenharia de Transportes (Infraestrutura e Planejamento) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela École Nationale des Ponts et Chaussées (ENPC/França) e mestrado em Geotecnia e Transportes (UFMG). Tem experiência profissional e acadêmica em Engenharia de Transportes, atuando especialmente na área de Planejamento de Transportes, nas linhas de pesquisa Mobilidade/Acessibilidade espacial da população, Organização do Espaço e Geografia dos Transportes, incluindo a utilização de métodos quantitativos aplicados à análise espacial.

José Leôncio de Almeida Silva

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP); Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período de doutorado Sanduíche na School of Chemical Engineering da University of New South Wales (UNSW) em Sydney na Austrália. Atualmente realiza estagio de Pós Doutorado na Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA) na Área de Engenharia Agrícola. Tem experiência na área de engenharia agrícola, com ênfase em engenharia de água e solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Conservação de Solo e Água, Geoprocessamento, Salinização de áreas irrigadas e Tolerância das culturas à salinidade.

Leandro Cardoso

Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, leciona nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes (GEOTRANS/UFMG) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo/IGC/UFMG). É pesquisador integrante dos grupos de pesquisa Geografia Aplicada (IGC/UFMG), Processos Espaciais e Socioambientais: Análise Urbana e Regional e Dinâmica Populacional (IGC/UFMG) e Núcleo de Pesquisa em Transportes (NUCLETRANS/EE/UFMG). Atua nas áreas de Engenharia de Transportes e de Geografia, com pesquisas focadas em Planejamento de Transportes, Mobilidade Urbana Sustentável, Planejamento Urbano e Desigualdades Socioespaciais. É membro pesquisador do grupo SOnhANDO A PÉ.

Leise Kelli de Oliveira

Graduada em Matemática (Unioeste) e Mestrado/Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC). Atualmente é professora associada no Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da Universidade Federal de Minas Gerais, professora permanente do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE. Ela tem investigado a importância da acessibilidade aos sistemas de transporte na promoção de cidades sustentáveis e resilientes.

Ligia Vizeu Barrozo

Graduação em Geografia (USP) e Mestrado/Doutorado em Agronomia (UNESP). Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia da USP, professora permanente do Curso de Pós-graduação em Geografia Física (FFLCH/USP) e Pesquisadora Visitante da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. No Instituto de Estudos Avançados da USP coordena o grupo de estudos Espaço Urbano e Saúde (espacourbanoesaude.iea.usp.br). Suas áreas de interesse incluem geocartografia, planejamento ambiental e geografia médica/da saúde.

Maria Cecília Rocha

PhD em Economia, é professora na Escola de Nutrição da Toronto Metropolitan University, Canadá, e pesquisadora do Centre for Studies in Food Security na mesma universidade. Cecilia é autora de diversos trabalhos acadêmicos e relatórios sobre a abordagem inovadora de políticas públicas e programas para segurança alimentar e nutricional no Brasil. Membro do Painel Internacional de Especialistas em Sistemas Alimentares Sustentáveis ​​(IPES-Food) desde 2014, Cecilia foi a autora principal do relatório Unravelling the Food-Health Nexus: Addressing practices, political economy, and power relations to build healthier food systems ​​(2017).

Nildo da Silva Dias

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido (UFERSA). Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luíz de Queiroz” (ESALQ/USP). Em 2014 fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia Riverside, California USA. Nildo é autor dos livros: Manejo da salinidade na agricultura irrigada: estudos básicos e aplicados; Tecnologias sociais e Agricultura famíliar; Pesquisa-ação e a transformação social dos(as) catadores (as) de materiais recicláveis e; AutoCAD na prática: primeiros passos. Escreve artigos quinzenais para a revista Nossa Ciência na coluna “O mundo que queremos”. Já publicou mais de 200 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais na área de manejos de solo e água, agricultura familiar e tecnologias sociais de convivência com o semiárido. Vencedor dos Prêmios: Agência Nacional de Águas (ANA) 2017 na Categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica; I Prêmio ODS Brasil/Agenda 2030 na Categoria Ensino Pesquisa e Extensão e, Menção honrosa no IV Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional.

Paula Johns

Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, Socióloga e mestre em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Atua no terceiro setor desde 1998, coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública. Ex-presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA) e empreendedora social Ashoka. Membro do Conselho do GAPA – Global Alcohol Policy Alliance. Compõe ainda o Comitê gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Paulo Abilio Varella Lisboa

Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz RJ. Coordenador do Programa de Saúde Única – ProÚnica ICTB/Fiocruz RJ e Presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV/RJ.

Peter Mann de Toledo

Formado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em PhD In Geology – University of Colorado nos EUA (1995). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE/MCTI, lotado na Coordenação Geral de Ciências da Terra. Atua na divisão de impacto, adaptação e vulnerabilidades sociais e ambientais. Tem experiência na área de Paleozoologia e Paleoecologia, e na temática de Ciências Ambietais atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas em Ciência e Tecnologia na Amazônia, Paleontologia e paleoecologia. É professor orientador do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais, convênio UFPA-MPEG-Embrapa e do PPGDEAM no NUMA/UFPA. Atualmente desenvolve pesquisa interdisciplinar sobre a Amazônia e biodiversidade. Membro do Conselho Gestor da Plataforma AdaptaBrasil MCTI em risco de impactos das mudanças climáticas.

Silvia Eloiza Priore

Professora titular do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (1D). Nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, residente em Nutrição pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ, e especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Mestre e doutora em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição e em Agroecologia. Além de coordenar o programa de Pós-graduação em Agroecologia (UFV) e o Projeto de extensão Quintal Solidário: feira de economia solidária e agricultura familiar. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em disponibilidade de alimentos para consumo, segurança alimentar e nutricional, entre outros.

Suzi Barletto Cavalli

É nutricionista, Mestre em Extensão Rural (UFSM) e Doutora em Alimentos e Nutrição (UNICAMP). Tem Pós-Doutorado em Nutrição (Universidade de Buenos Aires – UBA, Argentina). Professora do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os temas de pesquisa são relacionados ao sistema alimentar: produção e consumo de alimentos. Alimentação e qualidade: seguros, saudáveis e sustentáveis. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, 2011 a 2015. Coordena o Observatório de Estudos em Alimentação Saudável e Sustentável (ObASS).

Waleska Caiaffa

Médica, professora titular visitante de epidemiologia e saúde pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e líder do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia/Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH-GPE). Pesquisadora 1B do CNPq, tem mestrado em Saúde Pública (saúde internacional e epidemiologia) pela Johns Hopkins University (JHU)- Bloomberg School of Public Health, doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado na JHU. Foi presidente da International Society for Urban Health (ISUH) de 2011 a 2014, quando presidiu a 10a. Conferência Internacional de Saúde Urbana (ICUH), em 2011 em Belo Horizonte, Brasil. Foi membro do Comitê Diretivo do Instituto Internacional de Saúde Global da Universidade das Nações Unidas (IIGH-UNU), em Kuala Lumpur, Malásia, de 2015 a 2019. É editora associada do Journal of Urban Health e do Cities and Health. Atua principalmente nos temas: saúde urbana; determinantes sociais da saúde com foco na área urbana; avaliação de intervenções urbanas na saúde das populações (originárias ou não do setor saúde); doenças transmissíveis como dengue, COVID-19 e outras, não transmissíveis. Integra o Comitê Diretivo da Rede Latino Americana e do Caribe de Saúde Urbana. Coordena o Hub-Brasil do Projeto Salurbal – Saúde Urbana da América Latina financiado pela Wellcome Trust.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados